Quem somos


O que é a UPA:

A UPA — União Presbiteriana de Adolescentes é uma sociedade interna da Igreja Presbiteriana do Brasil, que agrega pessoas de 12 a 17 anos, confirmando-as no conhecimento do Evangelho de Cristo e capacitando-as para conhecer e servir ao Senhor em suas igrejas e no mundo. A Confederação Sinodal é formada pela união das federações presbiteriais – e no nosso caso (Sínodo do Rio de Janeiro) abrangemos aproximadamente 40 Igrejas Presbiterianas espalhadas pela cidade do Rio.

Nossa Missão:
Promover uma maior inteiração entre as UPAs de nosso Sínodo; alem de equipar e capacitar os adolescentes para a missão integral da evangelização e discipulado cristão.

Nossa Visão:
  1. Termos adolescentes com uma vida “salgada” pelo conhecimento prático e relevante da Palavra de Deus;
  2. Termos adolescentes que construam uma vida de oração e intercessão como recurso mais poderoso para “vencer o mundo”;
  3. Termos adolescentes que saibam utilizar as várias disciplinas acadêmicas para desenvolver uma cosmovisão bíblica; cosmovisão esta que permita, por um lado, identificar as premissas das posições filosóficas e religiosas que mais influenciam a sociedade, e, por outro, oferecer respostas apologeticamente adequadas e academicamente respeitáveis;
  4. Termos adolescentes que tenham capacidade e coragem para criticar inteligentemente e biblicamente a nossa cultura com o objetivo de questionar suas motivações, mensagens e propostas;
  5. Termos adolescentes que procurem, qualquer que seja a sua vocação, seguir o modelo de liderança que reúna as qualidades do servo, do encorajador e do visionário;
  6. Termos adolescentes que promovam a formação de projetos na sociedade embasados nos princípios do reino de Deus e, nos seus respectivos contextos de vida comunitária, saibam como capacitar seus irmãos e irmãs para uma participação cristã na sociedade;
  7. Termos adolescentes que militem a favor de uma educação conscientizadora e motivadora para uma mordomia integral nos níveis pessoal, familiar, congregacional e comunitário, em busca de contribuições concretas para a transformação das diferentes situações de injustiça;
  8. Termos adolescentes que trabalhem em prol da mobilização da população para reivindicações humanizadoras, visando à devida valorização da vida humana, particularmente no contexto das necessidades daqueles que não têm acesso à educação e a melhores condições de vida;
  9. Termos adolescentes que trabalhem com o intuito de moldar a opinião pública, visando ao alcance e eficácia do testemunho do evangelho no debate público sobre questões contemporâneas, utilizando-se dos meios de comunicação, da atuação política, das artes, dos fóruns de discussão, dos ensaios acadêmicos e da literatura em geral.
  10. Termos adolescentes que atuem concretamente na formação de pessoas que, alicerçadas num caráter cristão íntegro, possam ser também “culturalmente alfabetizadas”. Ser “culturalmente alfabetizado” significa “ter aprendido também os códigos básicos de sua cultura", os miúdos compartilhados pelo segmento da sociedade que se sente preparada para entender o que lê quando abre um jornal para integrar-se plenamente às correntes de pensamento e comportamento aceitos pela sociedade.
Algumas Atribuições:
  • Realizar e incentivar atividades de evangelização e integração de adolescentes.
  • Capacitar os adolescentes a confirmarem sua identidade e testemunho cristãos.
  • Fornecer suporte aos adolescentes para a correta e saudável convivência familiar.
  • Fornecer suporte aos adolescentes para o estabelecimento de hábitos de limpeza, organização, bem como planejamento e implementação de metas edificantes.
  • Fornecer suporte aos adolescentes para o êxito em suas responsabilidades eclesiásticas e escolares.
  • Motivar cada adolescente a assinar anualmente a revista Point UPA.
  • Capacitar os adolescentes a responderem biblicamente às questões comportamentais pertinentes à sua idade, tais como namoro, consumismo, integridade espiritual e pureza do corpo e da mente.
  • Motivar cada adolescente a ler e estudar o Catecismo maior de Westminster.
  • Alcançar os objetivos estabelecidos no 2º Parágrafo do Manual Unificado das Sociedades Internas da IPB:
    - Promover a plena integração dos membros da Igreja através de treinamento básico na vida cristã e na dinâmica denominacional, em todos os seus aspectos.
    - Incentivar o cultivo sadio das atividades espirituais, evangelísticas, missionárias, culturais, artísticas, sociais e desportivas.
    - Cooperar com a igreja, como parte integrante dela, em todas as suas atividades.
    - Servir a Deus e ao próximo.
    - Promover uma salutar convivência com todos os outros departamentos e organizações da IPB e também com denominações evangélicas fraternas.
Para que você conheça melhor os nossos trabalhos, acesse sempre o nosso blogger e fique por dentro de tudo que tem acontecido! Deus tem coisas muito legais pra fazer na sua vida e na sua UPA! Fique ligado!